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7 dicas de marketing gratuito para fotógrafos

1. Crie um site incrível

Um site é crucial para qualquer empreendimento empresarial sério. É muitas vezes a porta de entrada dos seus clientes, onde eles buscam a maioria das informações, por isso é imprescindível que o cliente encontre o que procura. É o local onde você pode comunicar ao seu público o que é a marca da sua fotografia. O que o torna diferente? Mostre suas habilidades através de uma galeria ou apresentação de slides das suas melhores fotos. E, para ser ainda mais relevante, crie um blog onde as pessoas possam conhecer melhor suas histórias e dicas.

2. Blog

Um blog empresarial com conteúdo relevante reforça a sua expertise em relação ao serviço oferecido. A produção de conteúdo relevante te leva a ser visto como líder de pensamento, levando autoridade, credibilidade e confiança aos consumidores, que à medida que passam a lhe ver como profissional referência no tema, não terão dúvidas na hora de adquirir o seu serviço. Numa simples analogia, seu site é como uma brochura, enquanto um blog é conversa em andamento.

3. SEO

Otimizar o seu site para buscas não é tão complicado quanto parece. Se você tem um blog, é fácil começar lembrando sempre de incluir palavras-chave em texto, tags e imagens que ajudarão os clientes a encontrá-lo. Por exemplo, você pode fazer postagens de blog separadas sobre diferentes tipos de serviços para ajudar as pessoas a encontrá-lo quando estão procurando por esse serviço. Para dar um passo adiante, nomeie imagens com palavras-chave. Ao invés de carregar a imagem “IMG_001”, por exemplo, renomeie-a para “Casamento Foz do Iguaçu”. Dessa forma, as pessoas que procuram imagens de casamentos em Foz do Iguaçu irão encontrá-lo.

4. Compartilhe depoimentos reais

As avaliações dos clientes são imprescindíveis. É lugar comum dizer que o boca a boa é o melhor marketing que o seu negócio pode ter, e é verdade. As avaliações têm a capacidade de criar ou destruir a integridade de uma marca, por isso se esforce na elaboração de espaços de depoimentos seja no site, blog, Facebook ou Google. Se receber comentários dos clientes expressando sua gratidão pelo incrível trabalho feito, tente encoraja-los a publicar nos espaços oficiais ou peça autorização para publicá-los você mesmo.

5. Use as mídias sociais com sabedoria

Hoje em dia, quase todos usam plataformas de redes sociais para promover seus produtos e serviços. Não há dúvida alguma quanto à eficácia e o alcance dos canais de redes sociais, mas a má execução pode afogar sua mensagem em meio ao mar de ofertas similares. Por isso seja autêntico e não abuse.

6. Execute um concurso ou uma promoção

Este item é um tanto controverso por muitos não conseguirem visualizar valor em oferecer algo grátis. Mas não se trata de ceder seu trabalho de graça por muito tempo, apenas em ocasiões específicas e, acredite, um concurso ou presente na medida certa pode realmente ajudar a aumentar a visibilidade do seu negócio. Mas lembre-se de que para a campanha ser efetiva e conseguir obter mais clientes, você deve garantir que você esteja atingindo seu mercado-alvo.

7. Concentre-se no seu mercado-alvo

O primeiro passo para um marketing efetivo de um negócio de fotografia é ter uma compreensão clara dos clientes que você está visando. Os clientes de hoje estão interessados ​​em trabalhar com fotógrafos que entreguem, especialmente se for para um casamento, fotografias de alto nível ou projetos personalizados. Embora seja tentador ser tudo ao mesmo tempo para todos, os fotógrafos bem-sucedidos são aqueles que escolhem um nicho e focam suas mensagens de marketing com precisão. Se seus clientes existentes pedirem que façam outro projeto fora do foco, você pode até fazê-lo (ou recomendar alguém que possa fazer), mas não torne esse o foco da sua comunicação.

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